SOBRE A AGEPOLJUS

 

         A Associação Nacional dos Agentes de Segurança do Poder Judiciário da União – AGEPOLJUS – foi criada em 2003 com o intuito de unir e fortalecer a categoria dos Agentes  e Inspetores de Segurança do Poder Judiciário da União; valorizar e defender seu trabalho; consolidar sua identidade, seu papel e sua importância. 
        Sempre buscando prestar ao Judiciário um serviço de qualidade, buscou a padronização das atividades dos Agentes de Segurança, definindo e pautando as reivindicações específicas, atuando junto aos tribunais e Poderes e estimulando a participação da categoria na luta sindical no conjunto dos servidores do Judiciário. 
        Neste curto espaço de tempo, nossa associação galgou muitos degraus, obtendo uma representação nacional. Mesmo com vários obstáculos a seus objetivos, conseguiu se impor e vem acumulando notáveis conquistas:
 
a)      Aprovamos a Lei 11.416/06, que trouxe grandes avanços aos Agentes:
 
·          A aprovação da Gratificação de Atividade de Segurança, GAS, para os Agentes de Segurança, no valor de 35% do vencimento básico.


·          O fim da nomenclatura Técnico de Segurança Judiciária, área de Transportes e Serviços Gerais – que tanto rebaixava os Agentes, que chegavam a ser confundidos com guardas – e o retorno a nossa especialidade original: Agentes de Segurança Judiciária.
 
·             A obrigatoriedade para os Tribunais de oferecer cursos de qualificação à categoria
 
b)    Tem também promovido vários Seminários nacionais e Encontros regionais, reunindo Agentes de Segurança de todo país e autoridades da esfera política e judiciária, com o objetivo de unir, cada vez mais, os agentes e traçar novas metas a serem conquistadas


c)        Criação de Diretorias Regionais que avançam pelo Brasil, levando ações da AGEPOLJUS  para a realidade de cada Estado. 

 

d)         Temos progredido em nossa busca por um porte de arma amplo, válido para todo o país, conseguindo que alguns tribunais implantem o porte funcional. Não é exatamente o porte que queríamos, mas os esforços  continuam para alcançar nosso objetivo, consolidar a identidade, o papel e a importância da categoria.

 

             
            Outras conquistas estão sendo pleiteadas, como  a modificação de parte da Constituição Federal na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que possibilita a criação da Polícia Judicial. Já foi aprovada pelo Senado e pelas comissões da Câmara dos Deputados, restando ser apreciada pelo plenário desta última. 
              Este trabalho está trazendo a auto-estima, a valorização da categoria, a vontade de mudar e ser reconhecido. O mais importante são as ações que se realizam para prestar um serviço de qualidade do judiciário. 
             A AGEPOLJUS alcançou o reconhecimento necessário para ser reconhecida e ouvida pelas altas instâncias e para ser recebida e apoiada por Parlamentares renomados, Associações de Magistrados Federais e Estaduais, por Ministros e Presidentes de Tribunais.