Enviar por email
USUÁRIO ATUAL
      Entrar   
MENU PRINCIPAL
Usuários Online/Chat
PARCEIRO

    Blog Alerta 14

 

noticias
TRT-8 REALIZA PRIMEIRO ENCONTRO DE COMBATE AO STRESS PARA SERVIDORES

Quinta-feira, 19 de outubro de 2017.

O TRT da 8ª Região (PA/AP) realiza, através do programa Trabalho Seguro, o projeto de Combate ao Stress Organizacional. Com a temática "Queremos te ouvir", a ação está sendo coordenada pela Secretaria de Gestão de Pessoas do TRT da 8ª Região, tendo a sua Coordenadoria de Saúde à frente. Conduzindo as dinâmicas, além da psicóloga do TRT8, Úrsula Gomes, o projeto conta com a participação do psicanalista e psicólogo do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, Bruno Farah, que ministrou a primeira palestra.
 
De acordo com o Regional, os temas abordados estão relacionados ao alinhamento nacional, sendo o primeiro tribunal o combate ao stress em suas dependências, com os principais focos sendo desvendar, a partir do diálogo com servidores, as estratégias que os mesmos estão usando para o enfrentamento do stress diário e quais os cuidados com a saúde.
 
Até agora, já foram realizados cinco encontros que serão finalizados até o final do mês para apresentação dos resultados que nortearão as ações da Administração no sentido de melhoria do ambiente interno e das relações de trabalho.
 
"O Programa Trabalho Seguro – Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho é uma iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e do Tribunal Superior do Trabalho, em parceria com diversas instituições públicas e privadas, visando à formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. Desse modo, o principal objetivo do programa é contribuir para a diminuição do número de acidentes de trabalho registrados no Brasil nos últimos anos". No planejamento do programa, a questão dos transtornos mentais gerados por, dentre outras coisa, o stress, está como tema transversal para ser trabalhado até final de 2017.
 
Na opinião de Bruno Farah, a realização de um trabalho assim tem condições de apoiar as ações das administrações. “Com esses trabalhos voltados diretamente para a área do stress, podemos desarticular possíveis situações assediantes, por isso a importância de realizar um trabalho local com os servidores e entender quais são as fontes do stress, para que assim a organização de Trabalho consiga solucionar os problemas de acordo com as sugestões que os servidores vão passar’’, complementou.
 
Para Úrsula Gomes, o objetivo do curso é gerar um melhor bem estar físico e psicoemocional, podendo ampliar os ganhos de desempenho e produtividade. “O alto índice de afastamento dos servidores por causa de transtornos mentais é grande, então, já que o TRT8 nos disponibilizou este espaço, vamos desempenhar as atividades do programa de maneira preventiva, para evitar problemas maiores, e continuar preservando a saúde mental dos nossos servidores’’.
 
Fonte: CSJT




   
 

Telefones:

Pabx: (61) 3225 7305 - (61) 3224 2624
Cel:
(61) 9154 6005 - (61) 9913 2840


 

Segunda a Sexta-feira
das 09 às 18h

Associação Nacional dos Agentes de Segurança do Poder Judiciário Federal
SCS - Quadra 01 - Bloco L - Ed. Márcia - Salas 213/214 - Brasília - DF - CEP.: 70307-900
E-mails: Presidente presidente@agepoljus.org.br Assessor Parlamentar assessoriaparlamentar@agepoljus.org.br Geral agepoljus@agepoljus.org.br 
Comunicação comunicacao@agepoljus.org.br Filiação filiacao@agepoljus.org.br Financeiro financeiro@agepoljus.org.br